O Sony Xperia 10 Plus é um dispositivo atraente com sua proporção de aspecto 21:9, mas embora um tamanho de tela único seja útil em algumas situações, não é tão vantajoso para streaming de filmes – apesar de ser esse o objetivo da tela mais longa.
Contents
Design e tela: Experiência única
Sensação de comprimento artificial
Tela surpreendentemente brilhante
O Sony Xperia 10 Plus é um smartphone longo e médio, visivelmente diferente dos demais – se você está acostumado com a proporção de aspecto 19:9 da maioria dos aparelhos, o Xperia 10 Plus pode parecer estranho e diferente.
E realmente é, até certo ponto, com seu corpo longo e fino que pode ser um pouco desajeitado nas mãos – mais do que qualquer outro dispositivo, mesmo os de tamanho grande, o Xperia 10 Plus parece um telefone que precisa ser segurado com as duas mãos.
O design fino é atraente, embora sua largura de 73 mm e espessura de 8,3 mm (comparada ao comprimento de 167 mm) faça com que pareça frágil – mais do que a maioria dos telefones, dá a impressão de que você pode quebrá-lo facilmente se tentar.
Ele possui uma sólida parte frontal de vidro Corning Gorilla Glass e uma traseira plástica, apenas prejudicada pelas lentes traseiras duplas que sobressaem do estojo.
O comprimento de 167 mm também pode tornar o telefone desconfortável ao guardá-lo – ele é significativamente mais longo do que outros grandes smartphones como o Samsung Galaxy S10 Plus ou o iPhone XS Max, que têm ambos 157,5 mm, e não cabe facilmente em nenhum bolso de calça (a menos que você ache confortáveis as sensações de perfuração repetidas).
Há uma entrada para fones de ouvido de 3,5 mm na parte superior do Xperia 10 Plus, além de uma porta USB-C e aberturas duplas de alto-falante na parte inferior, enquanto o botão de ligar/desligar, os botões de volume e o leitor de impressão digital estão no lado direito.
Para um dispositivo tão grande, esses botões laterais estão muito bem posicionados – estão posicionados em uma altura que a maioria das mãos conseguirá alcançar facilmente, mas não tão baixos a ponto de serem pressionados acidentalmente quando você está segurando o telefone na horizontal para assistir a filmes.
Não é um aparelho leve, pesando 180g, mas para um smartphone tão grande, ele não parece tão pesado quanto outros telefones de tamanho grande. Em comparação, o Galaxy S10 Plus pesa 185g e o iPhone XS Max é um enorme 208g, então o Sony Xperia 10 Plus está longe de ser um telefone pesado.
A tela está abaixo de uma moldura bastante grande, que abriga a câmera traseira, uma abertura de alto-falante e uma luz de notificação LED. Esta última pisca quando o dispositivo recebe uma notificação, no entanto, informações sobre o significado dessas luzes estão escondidas nas profundezas do menu de configurações e podem ser um pouco confusas para aqueles que não estão acostumados com luzes piscantes de notificação.
A tela em si é um painel Full HD de 6,5 polegadas, que pode ser impressionantemente brilhante, embora suas cores pareçam um pouco apagadas. Descobrimos que ela é excelente ao assistir filmes e programas de TV com cenas escuras, mas ao jogar jogos vibrantes e brilhantes, ela não parece nada especial.
Especificações do Sony Xperia 10 Plus
Corpo: Unibody de plástico com “acabamento metálico”; Gorilla Glass 5 na parte frontal; 167 x 73 x 8,3 mm; 180 gramas; Opções de cor: Azul-marinho, Preto, Prata, Ouro.
Tela: IPS de 6,5 polegadas; proporção de aspecto 21:9; FullHD+ (1080x2520px).
Câmeras traseiras: Principal: 12MP (1/2.8″). Secundária: 8MP (1/4″) câmera telefoto 2x (disponível apenas para fotos). AF Híbrido, ISO 12800 para fotos e 3200 para vídeos; 4K (16:9 ou 21:9); SteadyShot.
Câmera frontal: 8MP (1/4″), ISO 3200 para fotos e 1600 para vídeos.
Chipset: Snapdragon 636, processador octa-core (8×1.8 GHz Kryo 260), GPU Adreno 509.
Memória: 4GB/6GB (na China) de RAM + 64GB de armazenamento; Suporte para cartão microSD de até 512GB.
Sistema Operacional/Software: Android 9.0 Pie.
Bateria: 3.000 mAh Li-Ion; Smart STAMINA, Battery Care.
Conectividade: Dual-SIM/Opções de SIM único disponíveis (depende do mercado); LTE Cat.12; USB 2.0 Type-C; Wi-Fi a/b/g/n/ac; GPS + GLONASS; Bluetooth 5.0; NFC; Jack de áudio de 3,5 mm.
Áudio: Alto-falante único na parte inferior, DSEE HX, LDAC, Amplificador Inteligente.
Diversos: Leitor de impressão digital na lateral.
Desempenho e software
Um Snapdragon 636 é a escolha da Sony para o processador do Xperia 10 Plus, juntamente com 4GB de RAM. É um smartphone de médio alcance, mas nunca parece lento ou subdimensionado. É perfeitamente adequado para uso básico. Navegar no Twitter, usar o Instagram, ouvir música e outras tarefas diárias são executadas sem problemas.
Os jogos não são tão bons. A tela é ótima – Riptide GP: Renegade é tão imersivo quanto qualquer filme – mas o telefone não tem capacidade para lidar com altas taxas de quadros ou jogos com gráficos intensivos.
Isso supera seu irmão menor, o Xperia 10, e os resultados estão próximos ao Nokia 7.1 – seu principal concorrente. Por cerca de $100 a mais, o OnePlus 6T leva a melhor graças a um processador superior.
Bateria
Espere, no máximo, um dia de uso com a bateria de 3.000 mAh dentro do Xperia 10 Plus. Com uso intenso a partir das 7h da manhã, com jogos, fotos e pelo menos 4 horas de tempo de tela, a bateria precisará de uma recarga até as 22h.
O uso leve é mais eficiente, e existem diferentes modos de bateria para estender o tempo de espera, se você estiver disposto a fazer alguns sacrifícios. O Modo de Resistência desativa os serviços de localização quando o telefone está em repouso, diminui o brilho da tela e limita a coleta de dados em segundo plano. Use o modo Ultra Resistência e um dia de uso durará 5 dias, mas você só poderá usar um conjunto de aplicativos essenciais e nenhum serviço de dados.
Newlifeau.com: Adicione mais diversão à sua vida!