Você está no processo de seleção de uma universidade e pode precisar escolher uma especialização ou, pelo menos, começar a reduzir suas opções. Embora seja bom ficar indeciso por um tempo, você provavelmente quer ter alguma ideia do que deseja fazer quando começar o processo de inscrição na universidade. Você quer ter certeza de fazer a escolha certa e nada é pior do que descobrir que sua universidade dos sonhos não oferece a especialização que você escolheu. Embora você saiba que não pode procrastinar para sempre, escolher sua especialização pode ser difícil.
Muitas pessoas têm dúvidas sobre como escolher uma especialização na universidade quando chega a hora de tomar decisões concretas sobre a matrícula. Escolher uma especialização na universidade é uma decisão pessoal que requer uma análise cuidadosa de seus objetivos, gostos, desgostos, habilidades e capacidades. Você não só precisa considerar seus objetivos, habilidades e interesses, mas também o que você precisa para se sentir satisfeito no futuro. Embora seja bom ter interesse em uma das especializações com maiores salários, também é importante escolher uma especialização que, no final das contas, conduza a um trabalho que você deseja em um local onde deseja morar.
1. Interesses e Habilidades
Ao escolher uma especialização, os estudantes devem considerar seus interesses e habilidades. Para definir seus interesses, os estudantes podem começar analisando seu histórico escolar. Quais matérias eles gostam e que habilidades essas matérias têm em comum?
Estudantes do ensino médio que gostam de ler livros e escrever trabalhos em língua portuguesa e ciências sociais podem se interessar por ciências sociais e humanas, que requerem muitas das mesmas habilidades. Estudantes que apreciam a análise técnica da matemática e das disciplinas científicas podem considerar as áreas STEM.
Várias habilidades se encaixam em várias especializações. Por exemplo, estudantes que gostam de escrever podem se destacar em especializações em escrita em inglês, comunicação, relações públicas, marketing e história. Da mesma forma, estudantes interessados em matemática podem seguir especializações em economia, engenharia, ciências ou contabilidade.
Os estudantes também podem considerar suas atividades extracurriculares, hobbies e experiências como voluntários para determinar suas habilidades. Por exemplo, se um estudante gosta de fotografia, ele pode se interessar por design gráfico ou jornalismo.
2. Escolha uma Especialização com base em Valores
Escolher uma especialização com base em seus valores fundamentais geralmente leva a um trabalho mais motivador e gratificante.
Quando você pensa sobre como escolher sua especialização, faz sentido considerar que tipo de oportunidades de emprego você terá após obter seu diploma. Será que você conseguirá encontrar um emprego? Quão difícil será? Você precisará se mudar para onde estão os empregos ou haverá oportunidades em todo lugar?
Existem várias maneiras de abordar essas questões. Você pode pesquisar sobre carreiras com escassez de profissionais para ter uma ideia das áreas onde é provável que encontre trabalho. Carreiras com escassez de profissionais incluem enfermagem, engenharia, várias disciplinas de ciência da computação, contabilidade e finanças e ensino.
Além de analisar escassez, você pode considerar setores em crescimento. (Claro, aqui há uma sobreposição; se não houver profissionais qualificados suficientes disponíveis para preencher esses setores em crescimento, haverá escassez! Mas é uma perspectiva um pouco diferente). Alguns setores que estão em crescimento atualmente incluem enfermagem e outras profissões de saúde, finanças e ciência de dados. Dentro desses grupos, existem muitos tipos diferentes de empregos disponíveis e várias especializações podem levar a esses setores.
Lembre-se de que pode ou não haver uma conexão muito clara entre uma especialização específica e um emprego ou setor específico. Para algumas especializações, é bastante claro que tipo(s) de trabalho o diploma levará. Um diploma em educação levará ao ensino, um diploma em enfermagem levará à enfermagem e assim por diante. Para outras especializações, é menos claro. Um diploma em comunicação, sociologia ou política pública pode levar a uma série de empregos.
Portanto, em termos de empregabilidade futura, não pense apenas no título do cargo para o qual você será qualificado, porque essas coisas mudam com frequência. Considere as habilidades que você aprenderá em sua especialização e o quanto essas habilidades estão em demanda. Por exemplo, à medida que os dados se tornam uma parte superimportante da economia, as habilidades relacionadas à análise de dados são extremamente valiosas. Isso inclui habilidades de análise estatística e design e construção de bancos de dados. Se você deseja atender a essa demanda, as especializações em estatística e ciência da computação são ótimas opções.
Lembre-se também de que empregabilidade e salário não são iguais. Professores são notoriamente mal remunerados, mas se você se tornar um professor, provavelmente poderá encontrar um emprego.
O que tudo isso significa para você? Pesquise as perspectivas de emprego relacionadas a uma especialização específica. Considere as habilidades que você aprenderá e os possíveis empregos que poderá ter e, em seguida, verifique as perspectivas de emprego para essas habilidades e empregos.
Embora isso esteja longe de ser garantido – prever escassez e crescimento de empregos não é 100% preciso – ainda fornece informações úteis que podem pelo menos dar uma ideia geral de se você provavelmente encontrará um emprego facilmente ou se precisará de mais esforço e flexibilidade em relação à localização, etc.
3. Como Você Pagará por Isso?
Existem diferenças entre as oportunidades de bolsas de estudo e os incentivos financeiros para diferentes especializações. Se a quantidade de auxílio financeiro que você precisa, por algum motivo, impedir que você vá para a universidade, talvez seja necessário considerar uma especialização que possui incentivos financeiros associados. As bolsas de estudo e incentivos variam de acordo com o estado, mas não custa considerar áreas profissionais que precisam de profissionais, pois geralmente há bolsas ou outros incentivos para quem busca uma especialização nessa área.
As universidades oferecem especializações em muitas áreas, como negócios, engenharia, educação, design e aprendizado. Os estudantes também podem buscar especializações em antropologia, sociologia, zoologia e psicologia. Esta lista apresenta áreas de estudo comuns. No entanto, algumas especializações não se encaixam perfeitamente em uma única categoria e algumas universidades organizam suas especializações de maneira diferente. Ao escolher uma especialização, os estudantes devem sempre considerar as opções em sua instituição de ensino potencial.