Dormir está diretamente relacionado ao nosso humor e bem-estar geral. Qualquer pessoa que passe várias noites sem dormir, certamente se sentirá desconfortável no dia seguinte. A longo prazo, as pessoas que não dormem o suficiente estão sujeitas a graves problemas de saúde. Vamos dar uma olhada em alguns dos efeitos adversos de não dormir o suficiente.
Os efeitos prejudiciais de não dormir o suficiente são surpreendentes
- Acidente Vascular Cerebral (AVC)
Embora você não apresente fatores de risco para AVC, como obesidade ou histórico familiar, a falta de sono pode aumentar o risco de um AVC. Adultos que dormem menos de 6 horas por dia têm 4 vezes mais chances de sofrer um AVC.
- Obesidade
A falta de sono afeta o apetite e a dieta, devido aos efeitos hormonais. Se o seu corpo não está descansando o suficiente, os hormônios relacionados aos desejos alimentares aumentarão significativamente, levando a uma dieta descontrolada que pode facilmente levar à obesidade.
- Diabetes
Há uma relação entre privação de sono e resistência à insulina, um fator de risco para diabetes. Pessoas que dormem menos têm um risco maior de resistência à insulina, o que leva a um aumento no risco de desenvolver diabetes.
- Redução da capacidade de memória
Quando o corpo está cansado, tendemos a ser mais distraídos e menos focados. A falta de sono também pode causar perda temporária de memória. Se uma pessoa não atinge a quantidade necessária de sono diariamente, a retenção de memória durante o sono será afetada.
Pesquisadores descobriram que apenas cinco horas de sono perdido em um período de 24 horas podem interromper a conexão entre os neurônios no hipocampo, área do cérebro relacionada à memória.
Além disso, foi observado que a área do cérebro responsável pela precisão é mais ativa em pessoas que dormiram durante esse período. Isso sugere que, durante o sono, a memória é transferida para áreas de armazenamento mais eficientes do cérebro.
A falta de sono também pode prejudicar a capacidade do cérebro de eliminar a beta-amiloide, uma proteína prejudicial presente no líquido entre as células cerebrais que está associada à perda de memória e à doença de Alzheimer.
“Não dormir o suficiente à noite tornará mais difícil aprender ou lembrar coisas posteriormente”, diz Raman Malhotra, MD, médico especialista em medicina do sono e professor associado de neurologia na Faculdade de Medicina da Universidade de Washington. “O sono ajuda a fixar coisas ou memórias que você está estudando para lembrar e aplicar posteriormente.”
- Osteoporose
Com o tempo, a falta de sono também pode aumentar o risco de osteoporose. A densidade mineral óssea é significativamente reduzida em pessoas com má qualidade do sono. Além de enfraquecer os ossos, a falta de sono também impede o corpo de se recuperar dos danos sofridos antes da idade.
- Câncer
A falta de sono aumenta o risco de desenvolver câncer. O câncer de cólon e o câncer de mama podem surgir se você dormir menos de 6 horas por dia. Portanto, se você tem problemas para dormir, encontre maneiras de melhorar sua situação e reduzir o risco desses tipos de câncer.
- Doença cardíaca
Dormir menos de 7 horas por noite pode aumentar o risco de doenças cardíacas, ataques cardíacos ou AVC, independentemente da idade, peso, atividade física ou tabagismo, de acordo com a National Sleep Foundation.
A hipertensão arterial ou pressão alta é um dos principais fatores de risco para doenças cardíacas. Enquanto você está dormindo bem, sua pressão arterial deve diminuir cerca de 10% a 20%, o que é chamado de redução noturna. Mas se você não dormir o suficiente, sua pressão arterial não diminuirá durante a noite – e pesquisas descobriram que até pequenos aumentos no seu nível de pressão arterial noturna podem resultar em um risco aumentado de doenças cardíacas.
- Irritabilidade
A irritabilidade geralmente ocorre quando alguém não dorme o suficiente e é causada por alterações hormonais. Pessoas que têm falta de sono frequentemente ficam irritadas sem motivo aparente. Além disso, aqueles que são privados de sono também são mais propensos à irritabilidade.
- Fadiga prolongada
Não é surpreendente que a falta de sono cause fadiga, mas muitos não sabem que a falta de sono pode levar a uma fadiga prolongada. Com o tempo, leva vários dias para se recuperar de uma falta de sono dos dias anteriores. A fadiga prolongada pode ser causada por uma falta crônica de sono. Os dados também mostram que a falta de sono está relacionada a outros problemas, como diabetes e hipertensão.
Portanto, não seja mesquinho(a) com o sono, as consequências para a saúde a longo prazo vão muito além das razões para não dormir o suficiente. Dormir duas horas a mais por noite não apenas melhora o seu bem-estar geral, mas você também poderá ver mudanças significativas na sua saúde mental. Aumentar o tempo de sono e o tempo necessário para recarregar e reparar o seu corpo são apenas dois dos muitos benefícios de obter um sono adequado. Se você dormir o suficiente, o seu corpo ficará muito grato. Leia atentamente os efeitos prejudiciais de não dormir o suficiente mencionados acima e estabeleça uma boa rotina de sono para si mesmo.
(Fonte: Newlifeau.com)